Maringá: Av. Euclides da Cunha, 1186 Zona 05 | (44) 3262-2662 Cuiabá: Av. Miguel Sutil, 8344 - Mezanino Hotel Gran Odara | (65) 3616-2025
Whatsapp (44) 98820-7785

OBRAS PUBLICADAS

Trabalhador Rural - Uma Análise no Contexto Sociopolítico, Jurídico e Econômico Brasileiro (colaborador)

Trabalhador Rural - Uma Análise no Contexto Sociopolítico, Jurídico e Econômico Brasileiro (colaborador)

Pouco tempo depois da fundação da Academia Brasileira de Letras Agrárias seu vice-presidente e titular da Cadeira n. 1, Prof. Darcy Walmor Zibetti, pensou em homenagear seu respectivo Patrono, Fernando Ferrari. 

A idéia seria elaborar uma obra que apresentasse a situação do trabalhador rural diante do contexto sociopolítico, jurídico e econômico brasileiro na contemporaneidade. Tarefa nada fácil, por isso mesmo tendo optado por um estudo coletivo, para o qual contaria com renomados pesquisadores, das mais diversas áreas, do país. 

E mais uma vez demonstrando sua peculiar humildade acadêmica concluiu que o mais apropriado seria agregar mais dois professores à coordenação da obra, tal a envergadura do trabalho a ser empreendido, o que resultou na inserção dos Profs. Emiliano José Klaske Limberger e Lucas Abreu Barroso também na qualidade de coordenadores. 

Transcorridos mais de dois anos das providências iniciais, finalmente resulta pronta esta obra sem similar na bibliografia jurídica nacional. Abordando temas da mais alta significação e atualidade, pretende constituir-se em uma referência da matéria no Direito brasileiro. 

Trazida a público pela Editora Juruá, espera-se que possa alcançar os especialistas e profissionais nos estudos e labor relacionados à área trabalhista, em especial do trabalho rural, bem como, alunos de graduação e pós-graduação em todos os níveis. Destina-se também aos estudiosos da área sindical e do cooperativismo agrário, bem como, a militantes impulsionados pelo agronegócio e agroindústria.


Coordenadores: 
Darcy Walmor Zibetti – Doutor em Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA. Membro da União Mundial dos Agraristas Universitários; Vice-Presidente da Academia Brasileira de Letras Agrárias; Coordenador para o Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Direito Agrário; Procurador Federal inativo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. 
Emiliano José Klaske Limberger – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Licenciado em Letras Neolatinas pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Lucas Abreu Barroso – Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Membro da Academia Brasileira de Letras Agrárias. Membro da União Mundial dos Agraristas Universitários. Membro da Associação Brasileira de Direito Agrário. Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro; membro do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”; membro do Grupo de Estudos Professora Giselda Hironaka. 


SUMÁRIO
O trabalhador rural na Região Norte - Alfredo Kingo Oyama Homma

O trabalhador rural na Região Nordeste - Erivaldo Moreira Barbosa - Hélio Santa Cruz de Almeida Júnior

O trabalhador rural na Região Centro-Oeste - Cristiane Lisita

O trabalhador rural na Região Sudeste - Luiz Otávio Linhares Renault - Paula Cristina Hott

O trabalhador rural na Região Sul - Fernando Strehlau

O trabalhador rural perante a Constituição - Daniela Muradas

O trabalho rural perante a legislação - Augusto Ribeiro Garcia

O trabalhador rural perante a jurisprudência - Elisabete Maniglia

Cooperativismo e reforma agrária - Emiliano José Klaske Limberger

Crédito rural tradicional, cooperativado e fundiário - Lutero de Paiva Pereira

Sindicalismo e contribuição sindical rural - Jane Lúcia Wilhelm Berwanger - Elaine Terezinha Dillenburg

O trabalhador rural e a Seguridade Social rural - Jane Lúcia Wilhelm Berwanger

O trabalhador rural e o meio ambiente agrário - Vitório Sorotiuk